Pular para o conteúdo

Liturgia Diária – 18 de Outubro de 2025

  • por

Força na perseverança e missão com coragem

Primeira Leitura: 2Tm 4,10-17b

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.

Caríssimo: 10 Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12 Mandei Tíquico a Éfeso. 13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15 Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.

– Palavra do Senhor.

Reflexão Primeira Leitura

Nesta passagem, São Paulo relata o abandono que sofreu de alguns companheiros, como Demas, que preferiu os prazeres deste mundo e deixou Paulo em momentos difíceis. Mesmo assim, Paulo não perdeu a fé: ele reconhece a presença fiel de Lucas e pede a Timóteo que traga Marcos, que é útil para o ministério. Paulo enfrenta oposição, perseguição e abandono, mas é fortalecido pela presença do Senhor, que lhe dá forças para continuar proclamando a mensagem para todas as nações.

Esse trecho nos ensina sobre a importância de sermos perseverantes na fé e na missão, mesmo quando enfrentamos dificuldades e solidão. A presença de Deus é o que dá coragem e sustento para seguir firmes.

Evangelho: Lc 10,1-9

Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ “.

— Palavra da Salvação.

Reflexão Evangelho

Jesus escolhe setenta e dois discípulos para uma missão de envio a diversas cidades, dizendo que a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Ele os orienta a confiar, não se preocupar com coisas materiais, a desejar a paz para as casas onde forem receber, e a curar os doentes. A missão consiste em coragem, simplicidade e confiança total na providência divina, com o objetivo de anunciar que o Reino de Deus está próximo.

Esse evangelho nos convida a aceitar o chamado para sermos trabalhadores na “colheita” de Deus, levando bondade, cura e paz, mesmo com desafios. É um chamado a viver com confiança, simplicidade e coragem na missão de amor.

Como viver essa palavra hoje

  • Persevere na fé mesmo quando sentir que está sozinho ou enfrentando rejeição.
  • Confie na força e na presença de Deus para seguir com coragem e amor em sua missão.
  • Ofereça sua ajuda e paz às pessoas que encontrar hoje, com gestos simples de bondade e acolhimento.
  • Lembre-se que ser trabalhador na vinha do Senhor é uma bênção e responsabilidade, e Ele te sustenta a cada passo.

Convido você a fazer essa prece comigo e a entregar a Deus sua fidelidade e coragem para viver essa missão com alegria.

Prece

Senhor,

Enche meu coração de coragem para continuar firme na fé, mesmo diante das dificuldades. Dá-me forças para não desistir e confiança para aceitar a missão que tens para mim. Que eu possa ser um mensageiro da tua paz e amor, levando esperança onde for. Agradeço porque estás comigo e me sustentas em cada passo.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *