Liberdade verdadeira em Cristo pelo Espírito
Primeira Leitura: Rm 8,1-11
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos, 1 não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. 2 Pois a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo te libertou da lei do pecado e da morte. 3 Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, já que ela estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou; tendo enviado seu próprio Filho numa condição semelhante àquela da humanidade pecadora, e por causa justamente do pecado, condenou o pecado em nossa condição humana, 4 para que toda a justiça exigida pela Lei, seja cumprida em nós que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito. 5 Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito. 6 Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. 7 Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: não se submetem – nem poderiam submeter-se – à Lei de Deus. 8 Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9 Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10 Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11 E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.
– Palavra do Senhor.
Reflexão Primeira Leitura
Na Primeira Leitura, São Paulo nos traz uma mensagem maravilhosa de esperança: para aqueles que estão em Cristo Jesus, não há condenação. A lei do Espírito, que dá a vida, nos liberta da lei do pecado e da morte. Mesmo que a carne — nossa natureza humana limitada — esteja fraca e ainda sofra as consequências do pecado, Deus realizou o impossível ao enviar seu Filho, que condenou o pecado em nossa condição humana.
Paulino destaca que viver segundo a carne nos leva à morte, mas viver segundo o Espírito nos traz vida e paz. Quem tem o Espírito de Cristo em si não está mais dominado pelo pecado, mas tem a força para viver segundo a justiça de Deus e experimentar a verdadeira liberdade. A promessa é que o Espírito que ressuscitou Jesus dará vida também ao nosso corpo mortal.
Evangelho: Lc 13,1-9
1 Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2 Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3 Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4 E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5 Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6 E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7 Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’ 8 Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9 Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás'”.
— Palavra da Salvação.
Reflexão Evangelho
No Evangelho, Jesus responde às notícias sobre galileus mortos por Pilatos, dizendo que o sofrimento não é sinal de ser mais pecador. Jesus nos lembra que a vida é frágil e que precisamos nos converter para não perder a vida. Depois, Ele conta a parábola da figueira que não dava frutos, pedindo uma nova chance com cuidado e esperança.
Essa parábola nos fala de paciência e de esperança na conversão. Deus nos chama a frutificar, a dar frutos bons na nossa vida, e está disposto a cuidar e ajudar para que essa transformação aconteça.
Como viver essa liturgia na rotina
- Confie que o Espírito Santo está com você para levar vida, paz e força nos momentos de fraqueza.
- Procure viver no Espírito, buscando atitudes que refletem justiça, amor e paz.
- Se sentir que sua vida está “sem frutos”, peça a Deus luz e força para mudar e crescer.
- Acolha a paciência divina: Deus cuida da sua transformação, te dando tempo e cuidado.
Prece
Senhor Meu Pai,
Obrigado pelo Teu Espírito que me liberta e me dá vida nova.
Ajuda-me a não viver segundo minha carne fraca, mas a me deixar guiar pelo Espírito, vivendo com justiça, amor e paz.
Renova minha esperança e faz minha vida frutificar para a Tua glória.
Eu confio em Ti e me entrego ao Teu cuidado, hoje e sempre.
Amém.