Pular para o conteúdo

Liturgia Diária – 24 de Outubro de 2025

  • por

A luta interior do cristão entre o querer e o fazer

Primeira Leitura: Rm 7,18-25a

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 18 estou ciente que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19 Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20 Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21 Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta. 22 Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23 mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24 Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25a Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

– Palavra do Senhor.

Reflexão Primeira Leitura

Na Primeira Leitura, São Paulo expressa uma realidade que todos enfrentamos: mesmo querendo fazer o bem, muitas vezes acabamos fazendo o contrário. Ele fala que dentro de nós, em nossa natureza humana, há uma batalha entre o desejo de seguir a lei de Deus e a força do pecado que habita no corpo.

Paulo revela seu conflito interno, dizendo: “Não faço o bem que quero, mas o mal que não quero é que faço.” Essa luta não é um sinal de fracasso, mas a constatação da condição humana que precisa da graça e misericórdia de Deus. Mesmo sofrendo essa resistência interna, Paulo termina glorificando a Deus por Jesus Cristo, que nos concede a libertação e a força para seguir em frente.

Evangelho: Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54 Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59 Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação. 

Reflexão Evangelho

No Evangelho, Jesus fala sobre a importância de estarmos preparados para o momento em que seremos chamados a prestar contas, como o dono de casa que sabe a hora que o ladrão pode chegar. Ele nos adverte a usar nossa liberdade com responsabilidade, buscando resolver conflitos e viver com justiça.

Essa mensagem nos desafia a não procrastinar nossas decisões importantes na vida e na fé, nem deixar para depois a conversão e a busca por justiça. É um chamado à vigilância, à honestidade e à serenidade diante das dificuldades e dos conflitos.

Como viver essa liturgia na rotina

  • Reconheça sua luta interna, mas não desanime; peça a força do Espírito para vencer a resistência do pecado.
  • Esteja atento às suas escolhas e atitudes, buscando resolver os conflitos com amor e justiça.
  • Viva com responsabilidade a liberdade que Deus deu, alinhando pensamentos e ações com a fé.
  • Use os momentos de oração para pedir coragem e serenidade diante das dificuldades.

Prece

Faça essa oração comigo, entregando a Deus suas dúvidas e fraquezas, e abrindo espaço para a paz e a força renovadora do Espírito Santo.

Senhor Deus,

Ajuda-me a vencer a luta que se trava dentro de mim entre o querer e o agir.
Dá-me força para amar mais, para evitar o que me afasta de Ti e para caminhar com fé e coragem.
Ensina-me a ser vigilante na minha vida, corrigindo o que erra e vivendo segundo a Tua justiça.
Agradeço porque em Ti encontro libertação e esperança.

Amém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *